Copiado

O marketing de vídeo nas mídias sociais veio para ficar.

Na verdade, acabou três bilhões usuários da internet relataram assistir ou baixar um vídeo pelo menos uma vez por mês em 2020. Prevê-se que esse número aumente para três bilhões e meio até 2023. Sim, também estamos ofegantes.

E com um alcance de uso on-line de mais de 90%, integrar o marketing de vídeo à sua estratégia de marca é fácil.

Mas aqui está o problema com o vídeo... tem que ser bom.

Você pode gravar 100 vídeos por dia. Mas se eles não se alinharem com o seu cliente ideal, não tenham engajamento ou não agreguem valor — seria uma perda de tempo.

É por isso que é crucial estar ciente dos obstáculos que podem impedir seu sucesso com o marketing de vídeo nas mídias sociais.

Se você estiver pronto para suba o nível do seu jogo, fique por aqui para aprender cinco desafios do marketing de vídeo nas mídias sociais a serem observados.

Pronto para aprender o que são?

Vamos começar.

PS: Quer pular o “o que não fazer” e começar a aprender como fazer vídeos incríveis? Então você vai adorar nosso vídeo abaixo chamado 7 segredos para fazer vídeos de grande sucesso.


1. A tendência falha

Pode ser tentador seguir todas as tendências que surgirem em seu caminho. Mas seguir as tendências não é uma estratégia saudável.

Então, como você pode saber quais tendências capitalizar e quais abandonar?

A resposta é simples.

Honestamente, não importa quais tendências você segue. O que importa é fornecer valor.

Criação de conteúdo de vídeo que agrega valor ao seu público-alvo específico é fundamental para produzir vídeos que ajudem aumentar o reconhecimento da marca e criar confiança.

Por exemplo, se você tem uma loja de jogos on-line que vende chaves de jogos para PC, não deixe de se aprofundar nas informações do público para ver que tipo de conteúdo mais impressiona.

Neste exemplo, você pode descobrir que seu público devora jogos, resenhas de jogos e transmissões de jogos hospedados por influenciadores.

(Fonte da imagem)

Seja qual for o caso, entender seu público é o primeiro passo para produzir vídeos pensando nele.


2. Personalização do público

E por falar em criar vídeos pensando no seu público, a personalização é fundamental para produzir conteúdo que converte.

Mas nem sempre é fácil, não é? Com milhares de gurus do marketing dando conselhos diferentes, como você pode saber como é a personalização real?

Recomendamos manter o foco nas necessidades, nos valores fundamentais, nos pontos problemáticos, no estilo de mensagem e nas preferências pessoais do seu público.

Por exemplo, se você vender software CMDB para empresas de saúde, poderá:

  • Destaque os pontos problemáticos comuns do setor de saúde e como resolvê-los
  • Aborde os principais valores do seu público e como eles se relacionam com os valores da sua empresa
  • Use termos e posicionamento comuns da área de saúde em seu estilo de mensagem


3. Vídeos do TikTok omitidos dos feeds do Instagram

Se você adora usar o TikTok para marketing de vídeo, não o culpamos.

Na verdade, o aplicativo de vídeo social relatou 1 bilhão usuários ativos mensais em todo o mundo em setembro de 2021, tornando-a uma das maiores redes sociais do mundo.

Mas se você vai reutilizar vídeos do TikTok no Instagram, tenha cuidado.

Enquanto Instagram pode não remover vídeos com logotipos do TikTok (ainda), mas sim omitir eles do feed.

(Fonte da imagem)

Em outras palavras, a única maneira de seu público ver seu vídeos é se eles acessarem seu perfil do Instagram para encontrar seu conteúdo.

A solução? Remova a marca d'água antes de postar seus vídeos do TikTok no Histórias do Instagram.

E por falar em TikTok, você sabia que o aplicativo de mídia social não está disponível para o público na Índia?

Isso mesmo. Se você tem um público baseado na Índia, eles não terão acesso ao seu conteúdo do TikTok — então, certifique-se de ter bastante conteúdo de vídeo nativo do Instagram para mostrar a eles.


4. Reaproveitamento deficiente

Embora seja fácil copiar e colar o mesmo vídeo de uma plataforma para outra, isso não significa que você deva.

Reutilizar conteúdo é uma forma estratégica de aproveitar ao máximo seus esforços de marketing, mas você precisa fazer isso da maneira certa.

A maneira mais fácil de reutilizar conteúdo sem sacrificar a qualidade? Certifique-se de que pareça nativo em todas as plataformas em que você o está reaproveitando.

Em outras palavras, preste atenção aos requisitos de tamanho, proporções de imagem e outras diretrizes de produção que cada canal de mídia social tem.

Certifique-se de que o vídeo que você está reaproveitando atenda a todos os requisitos e pareça ter sido produzido especificamente para a plataforma em que você o está publicando. Utilize arte de capa e miniaturas personalizadas para cada mídia e teste A/B em diferentes estilos. Experimente diferentes modelos de design para ver a que seus diferentes públicos de mídia social respondem mais.


5. Desafios da qualidade da produção

Não há nada que mate mais o espírito de um vídeo do que problemas de qualidade de produção.

Câmera trêmula? Estático? Imagens granuladas? Eles são suficientes para afastar qualquer espectador.

É por isso que é fundamental produzir vídeos como um profissional.

Para produzir vídeos que seu público desejará digerir, fique atento aos seguintes desafios de produção:

  • Problemas técnicos: certifique-se de testar seu equipamento antes de gravar. Nunca publique um vídeo com problemas técnicos, a menos que você possa editá-los.
  • Iluminação fraca: use uma fonte de luz natural e/ou um anel de luz para manter o objeto visível.
  • Planos de fundo que distraem: mantenha seus planos de fundo limpos e livres de distrações.
  • Ruído: Evite fotografar ao ar livre ou perto de ruídos altos.
  • Equipamento de vídeo ruim: você não precisa do melhor, mas não deve comprar o pior. Certifique-se de que seu equipamento esteja atualizado e produza vídeos claros e nítidos.
  • Transições instáveis e cortes rápidos: pratique a gravação de transições suaves desde o início para evitar pesadelos de edição.
  • Interrupções de voz: nunca interrompa um vídeo ou inicie uma transição se a pessoa ainda estiver falando.
  • Texto ausente ou sangrando: certifique-se de que todos os textos e legendas do vídeo permaneçam dentro do quadro. Talvez seja necessário ajustar suas margens de texto para cada canal social.


Encerrar

E é isso por hoje! Esperamos que esses cinco desafios de marketing de vídeo nas redes sociais tenham inspirado você a aprimorar seus esforços de produção.

Lembre-se de que, desde que você se concentre em agregar valor, personalizar seus vídeos, produzir conteúdo nativo e ficar atento aos desafios comuns de produção, você criará vídeos dos quais seu público não se cansará.

PS: Precisa de ajuda para criar scripts, gravar e estilizar seus vídeos? Então você vai adorar o BigVu. Experimente gratuitamente, hoje.

Biografia do autor: Shane Barker

Shane Barker é consultora de marketing digital especializada em marketing de influenciadores, marketing de conteúdo e SEO. Ele também é cofundador e CEO da Soluções de conteúdo, uma agência de marketing digital. Ele prestou consultoria a empresas da Fortune 500, influenciadores com produtos digitais e várias celebridades da lista A.