HomeBlog
5 Desafios do Vídeo Marketing nas Mídias Sociais

5 Desafios do Vídeo Marketing nas Mídias Sociais

Comece grátis
Tabela de conteúdo:

O marketing de vídeo nas redes sociais veio para ficar. 

Na verdade, mais de três bilhões de usuários da internet relataram assistir ou baixar um vídeo pelo menos uma vez por mês em 2020. Projeta-se que esse número aumente para três bilhões e meio até 2023. Sim, estamos ofegantes também. 

E com um alcance de uso on-line de mais de 90%, integrar o marketing de vídeo em sua estratégia de marca é uma tarefa fácil. 

Mas aqui está o negócio com o vídeo... tem que ser bom. 

Você poderia gravar 100 vídeos por dia. Mas se eles não se alinharem com o seu cliente ideal, não tiverem engajamento ou não agregarem valor, será uma perda de tempo. 

É por isso que é crucial estar ciente dos obstáculos que podem impedir o seu sucesso com o marketing de vídeo nas mídias sociais. 

Se você está pronto para melhorar seu jogo, fique por aqui para aprender cinco desafios de marketing de vídeo nas mídias sociais para ficar atento.

Pronto para aprender quais são?

Vamos começar.

PS: quer pular o "o que não fazer" e ir direto para aprender a fazer vídeos incríveis? Então você vai adorar o nosso vídeo abaixo chamado 7 Segredos para Fazer Vídeos de Super-Sucesso.


1. A tendência falha 

Pode ser tentador entrar em todas as tendências que surgem em seu caminho. Mas seguir tendências para caramba não é uma estratégia saudável. 

Então, como saber quais tendências capitalizar e quais abandonar? 

A resposta é simples. 

Honestamente, não importa quais tendências você segue. O que importa é agregar valor. 

Criar conteúdo em vídeo que agregue valor ao seu público-alvo específico é fundamental para produzir vídeos que ajudem a aumentar o reconhecimento da marca e construir confiança

Por exemplo, se você tem uma loja de jogos online que vende chaves de jogos para PC, certifique-se de pesquisar os insights do público para ver que tipo de conteúdo mais os atinge. 

Neste exemplo, você pode descobrir que seu público devora jogabilidades, análises de jogos e transmissões de jogos hospedadas por influenciadores. 

(Imagem: Divulgação)

Seja qual for o caso, entender o seu público é o primeiro passo para produzir vídeos pensando neles.


2. Personalização do público

E por falar em criar vídeos pensando no seu público, a personalização é fundamental para produzir conteúdo que converta. 

Mas nem sempre é fácil, não é mesmo? Com milhares de gurus do marketing cuspindo conselhos diferentes, como você pode saber como é a personalização real? 

Recomendamos manter o foco nas necessidades do seu público, nos valores fundamentais, nos pontos problemáticos, no estilo de mensagens e nas preferências pessoais. 

Por exemplo, se você vender software CMDB para empresas de saúde, poderá:

  • Destaque os pontos problemáticos comuns do setor de saúde e como resolvê-los
  • Toque nos principais valores do seu público e como eles se relacionam com os valores da sua empresa
  • Use termos e posicionamento comuns de saúde em seu estilo de mensagem


3. Vídeos do TikTok omitidos dos feeds do Instagram

Se você adora usar o TikTok para marketing de vídeo, não o culpamos. 

Na verdade, o aplicativo de vídeo social relatou 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo em setembro de 2021, tornando-se uma das maiores redes sociais em no mundo.

Mas se você vai reaproveitar vídeos do TikTok no Instagram, tenha cuidado. 

Embora o Instagram possa não remover vídeos com logotipos do TikTok (ainda), ele os omitirá do feed. 

(Imagem: Divulgação)

Em outras palavras, a única maneira de seu público ver seus vídeos é se eles forem até seu perfil do Instagram para encontrar seu conteúdo. 

A solução? Remova a marca d'água antes de postar seus vídeos do TikTok nos stories do Instagram

E por falar em TikTok, você sabia que o aplicativo de mídia social não está disponível para o público na Índia? 

Isso mesmo. Se você tiver um público baseado na Índia, ele não terá acesso ao seu conteúdo do TikTok — portanto, certifique-se de ter muito conteúdo de vídeo nativo do Instagram para mostrá-lo.


4. Reaproveitamento deficiente

Embora seja fácil copiar e colar o mesmo vídeo de uma plataforma para outra, isso não significa que você deva. 

Reaproveitar o conteúdo é uma maneira estratégica de aproveitar ao máximo seus esforços de marketing, mas você precisa fazer isso corretamente. 

A maneira mais fácil de reaproveitar o conteúdo sem sacrificar a qualidade? Certifique-se de que ele pareça nativo para todas as plataformas em que você está reaproveitando-o. 

Em outras palavras, preste atenção aos requisitos de dimensionamento, taxas de imagem e outras diretrizes de produção que todo canal de mídia social tem. 

Verifique se o vídeo que você está redefinindo atende a todos os requisitos e parece ter sido produzido especificamente para a plataforma em que você está publicando. Utilize capas e miniaturas personalizadas para cada meio e teste A/B estilos diferentes. Experimente diferentes modelos de design para ver o que seus diferentes públicos de mídia social respondem mais. 


5. Desafios da qualidade da produção

Não há nada que mate mais o espírito de um vídeo do que problemas de qualidade de produção. 

Câmera trêmula? Estático? Imagens granuladas? Eles são suficientes para afastar qualquer espectador. 

É por isso que é fundamental produzir vídeos como um profissional. 

Para produzir vídeos que seu público vai querer digerir, fique de olho nos seguintes desafios de produção:

  • Problemas técnicos: Certifique-se de testar seu equipamento antes de gravar. Nunca publique um vídeo que tenha problemas técnicos, a menos que você possa editá-los.
  • Iluminação fraca: use uma fonte de luz natural e/ou um anel de luz para manter seu objeto visível.
  • Planos de fundo que distraem: mantenha seus planos de fundo limpos e livres de distrações.
  • Ruído: Evite fotografar fora ou perto de ruídos altos.
  • Equipamento de vídeo ruim: Você não precisa do melhor, mas não deve comprar o pior. Certifique-se de que seu equipamento esteja atualizado e produza vídeos claros e nítidos.
  • Transições instáveis e cortes de salto: pratique a gravação de transições suaves desde o início para evitar pesadelos de edição.
  • Cortes de voz: Nunca pare um vídeo ou inicie uma transição se o assunto ainda estiver falando. 
  • Texto ausente ou sangrando: certifique-se de que todo o texto e as legendas do vídeo permaneçam dentro do quadro. Talvez seja necessário ajustar suas margens de texto para cada canal social. 


Encerrando 

E é isso por hoje! Esperamos que esses cinco desafios de marketing de vídeo de mídia social tenham inspirado você a elevar seus esforços de produção. 

Lembre-se, desde que você se concentre em entregar valor, personalizar seus vídeos, produzir conteúdo nativo e ficar de olho em desafios comuns de produção, você criará vídeos dos quais seu público não se cansa.

PS: Precisa de ajuda para roteirizar, gravar e estilizar seus vídeos? Então você vai adorar o BigVu. Experimente gratuitamente, hoje

Biografia do autor: Shane Barker

Shane Barker é um consultor de marketing digital especializado em marketing de influência, marketing de conteúdo e SEO. Ele também é cofundador e CEO da Content Solutions, uma agência de marketing digital. Ele consultou empresas da Fortune 500, influenciadores com produtos digitais e várias celebridades.

Crie 10 vezes mais vídeos com BIGVU
Comece gratuitamente hoje!
*Sem cartão de crédito
Comece agora!