HomeBlog
Entendendo a psicologia por trás dos vídeos de marketing virais

Entendendo a psicologia por trás dos vídeos de marketing virais

Comece grátis
Tabela de conteúdo:

Quando o marketing virais decola, ele pode expandir seu público de anúncios de forma ampla e rápida, sem custo adicional. 

No mundo da publicidade e da promoção, o vídeo está acima de tudo e provavelmente permanecerá lá no futuro próximo.

Um estudo de 2022 com profissionais de marketing e consumidores online mostra que 88 % dos profissionais de marketing consideram o vídeo uma parte importante de sua estratégia de marketing, enquanto 69% dos consumidores online dizem que preferem assistir a um vídeo do que ler uma explicação do produto

De fato, os gastos com publicidade em vídeo digital nos EUA devem aumentar para US$ 78,5 bilhões até 2023 – mais do que o dobro do valor gasto em 2019.

O conteúdo de vídeo com a mistura certa de valor, apelo e tempo pode gerar emoção como nada mais no cenário de mídia de hoje pode – tornando os vídeos virais de marketing o santo graal da publicidade moderna

Uma empresa como a HelloRache entende bem isso. A marca de serviços  de assistente administrativo virtual postou um vídeo no TikTok no final de 2021 que recebeu 1,1 milhão de reproduções, 54 mil curtidas e mais de 3 mil comentários (e contando).

E a melhor parte? 

Para os consumidores, descobrir conteúdo dessa maneira pode levar a sentimentos de autenticidade e entusiasmo que são mais difíceis de criar com os métodos tradicionais de publicidade. 

Por exemplo, você pode ser mais receptivo a um anúncio que um amigo lhe enviou do que a um que interrompe à força seu programa favorito.

Embora as marcas se sintam motivadas a capitalizar estratégias de marketing viral, determinar o que faz exatamente com que certos vídeos se espalhem como um incêndio pode ser difícil de entender.

É por isso que entender a psicologia por trás dos vídeos de marketing viral é tão importante. 

Com isso em mente, você pode estar pensando...

Qual deve ser o foco do meu vídeo?

Devo priorizar o valor do entretenimento?

Devo me concentrar em fornecer informações sólidas?

O que faz com que as pessoas se importem o suficiente com um anúncio para compartilhá-lo com outras pessoas?

Mesmo o melhor software de estatísticas não pode dizer-lhe a probabilidade de o seu vídeo se tornar viral. Por isso, hoje vamos explorar as respostas para essas perguntas, analisando alguns anúncios recentes que tiveram sucesso viral.

Pronto para olhar mais a fundo para ver o que tornou esses anúncios um sucesso?

Vamos começar!


Valor social

O humor é uma das razões facilmente identificáveis pelas quais os vídeos de marketing viral são passados por aí. 

Mas confiar em risadas para alimentar sua campanha de marketing pode ser complicado – o que as pessoas acham engraçado pode ser altamente subjetivo

Além disso, há muitas armadilhas relacionadas a sensibilidades culturais, eventos atuais e outros fatores que podem fazer com que um vídeo possa prejudicar ativamente sua marca.

O takeaway?

Incorporar humor é valioso, mas é melhor estudar e praticar maneiras de adicionar outros tipos de significado social aos seus vídeos promocionais também

Por exemplo, vídeos que provocam uma série de pensamentos e opiniões dos espectadores podem deixar impressões duradouras. 

"The Closer", da Heineken, é um ótimo exemplo de marketing construído em torno de mensagens oportunas e socialmente relevantes. 

(Fonte do vídeo)

Lançado com um abridor de garrafas habilitado para Bluetooth que pode desligar dispositivos relacionados ao trabalho, este anúncio mostra a ferramenta em uso por pessoas que precisam desesperadamente de algum equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Este vídeo é bem-sucedido porque explora sentimentos amplamente difundidos sobre o impacto que o aumento da acessibilidade teve na cultura do local de trabalho. Ele posiciona seu produto e marca em um papel de apoio para aqueles que sentem a mesma dor, mantendo um tom leve e esperançoso. 

O mesmo modelo pode ser aplicado de muitas outras maneiras. 

Por exemplo, se você vende ingressos para eventos, considere por que seus clientes participam de seus eventos e encontre maneiras de fazer conexões com eles em sua publicidade

Destacar como seus eventos podem aliviar o estresse ou ajudar as pessoas a criar conexões pode ajudar a fornecer a faísca viral que seu anúncio precisa para decolar. 

O timing adequado e o encontro com o público onde eles estão também é crucial.

Por exemplo, se o seu público mora no Instagram, aprofunde-se para descobrir que tipo de conteúdo eles mais se importam. Em seguida, realize pesquisas para descobrir quando postar no Instagram para que você possa aproveitar ao máximo seu tempo online.


Valor prático 

O entretenimento não é a única razão pela qual o público consome e compartilha conteúdo de vídeo. 

Vídeos que fornecem informações construtivas e úteis deixam claro seu valor e podem ser uma ótima opção para praticamente qualquer setor.

Por exemplo, demonstrar como seu produto ou ideia pode contribuir para a sensação de segurança de alguém pode ajudá-lo a criar um anúncio memorável que pode inspirar os usuários a clicar em "compartilhar".

A Apple se inclina para essa ideia com seu anúncio "911". 

(Imagem: Divulgação)

O conceito deste vídeo é simples: a Apple apresenta gravações reais de chamadas de emergência 911 feitas usando Apple Watches. 

O anúncio usa imagens aéreas enganosamente serenas como pano de fundo visual, que enfatiza o quão remoto é cada local: uma ponte deserta, uma fazenda extensa e quilômetros de mar aberto. 

Com este anúncio, os espectadores podem imaginar quanto tempo e aterrorizante seria esperar por ajuda nesses locais sem um dispositivo.

O Apple Watch está agora em sua sétima geração. 

Embora algumas campanhas da Apple se concentrassem na diversão e conveniência que ele oferece, esse anúncio se baseou em razões mais sérias pelas quais os usuários podem considerá-lo valioso – expandindo a compreensão de seu público sobre o potencial do produto.  

No entanto, sua campanha publicitária certamente não precisa se concentrar em assuntos de vida ou morte para conter valor prático

Receitas, tutoriais de reparo e guias do usuário de produtos apelam para o mesmo senso de praticidade. 

Considere as necessidades do seu setor e do seu público e, em seguida, faça um brainstorming sobre como seu conteúdo de vídeo pode atendê-las. 

Por exemplo, digamos que você execute um serviço de entregas e queira fazer um vídeo viral sobre a rapidez do seu serviço. 

Neste caso, você pode criar Reels ou mini vídeos mostrando uma "série de entrega rápida e movimentada". 

Cada mini vídeo pode ser um "episódio" mostrando um entregador diferente que dirige e atende seus clientes o mais rápido possível. Adicione um pouco de humor, narrativa e um pouco de emoção, e você tem uma receita para o marketing viral. 

E por falar em emoção...


Emoção 

Estimular uma reação emocional em seu público é necessário para quem quer agregar valor social ou prático à sua publicidade. Mas é importante considerar cuidadosamente quais emoções você gostaria que seu anúncio ativasse e de que maneira.  

Como mencionamos antes, o humor por si só pode ser arriscado. 

Mas zombar de fenômenos sociais como as tendências do mercado imobiliário pode ser uma mina de ouro de conteúdo engraçado e relacionável, como mostra este anúncio da Rocket Mortgage .

(Imagem: Divulgação)

Este vídeo se conecta com seus espectadores em um nível emocional, tocando na frustração com os estereótipos do cliente imobiliário, desencadeando alguma nostalgia milenar e injetando alguma leveza no processo notoriamente estressante de comprar uma casa. 

Percebeu como a estética visual é crucial para o impacto geral deste anúncio? 

Você pode ou não ter o orçamento de marketing para conseguir um porta-voz de celebridade. Mas a atenção aos detalhes visuais pode aumentar a eficácia de uma campanha publicitária, independentemente do escopo ou tamanho. 

Ao debater seus visuais, considere usar modelos de design para planejar seus storyboards com antecedência. Em seguida, feche os braços com um cinegrafista experiente no estilo documentário para pensar em maneiras criativas de gravar seu vídeo para atrair seu público ideal.


Storytelling 

Encontrar uma maneira de se destacar pode ser o maior desafio que você enfrenta em sua busca pela glória do vídeo viral. Os navegadores e feeds de mídia social do seu público já estão inundados por profissionais de marketing que têm objetivos semelhantes. 

Ao considerar maneiras de se destacar, é importante lembrar do poder do storytelling. Embora seja anterior a grande parte de nossa tecnologia moderna, a capacidade de criar uma narrativa envolvente ainda é uma habilidade crucial a ser desenvolvida. 

Afinal, mexer com as emoções do seu público não ajudará seus resultados, a menos que seu anúncio ajude a conectar esses sentimentos à sua marca. Felizmente, ferramentas modernas como a reescrita de IA da BIGVU para negócios ajudam os criadores a criar scripts prontos para uso em segundos, apenas gravando algumas linhas. 

Uma narrativa bem executada pode servir como a cola que mantém todos os outros elementos importantes do seu anúncio juntos – o valor que ele oferece, as informações do produto que ele contém e as emoções que ele ativa.

Reparou na forma como este anúncio da Samsung incentiva os espectadores a olharem para as funcionalidades de design do Galaxy S22 do ponto de vista da personagem principal?

(Imagem: Divulgação)

Em pouco mais de um minuto, o anúncio introduz um personagem, desenvolve um conflito, chega a um clímax e entrega uma resolução. 

Pontos de contato de narrativa como esses parecem instantaneamente familiares para os espectadores e podem ajudá-los a manter uma impressão mais forte do seu produto do que uma simples cópia promocional. 

Então pense nisso...

Como seu negócio está impactando sua comunidade e o mundo além? 

O que há de empolgante em seus produtos ou serviços mais recentes? 

O que você quer que as pessoas sintam quando ouvem ou pensam sobre sua marca?

Contar ótimas histórias pode ajudá-lo a permear as respostas para as perguntas acima na mente do seu público.

Psst: Você sabia que
o BIGVU oferece uma ferramenta de teleprompter, legendas e soluções de edição de vídeo que podem dar ao seu conteúdo uma sensação perfeita e profissional?
Registre-se hoje para criar vídeos gratuitos a qualquer momento!


Embrulhar 

Se você tem trabalhado duro tentando criar a próxima grande ideia para iluminar telas ao redor do mundo com sua mensagem, certamente não está sozinho. 

À medida que o campo do vídeo viral continua a evoluir, podemos esperar que as tendências venham e vão. Mas os princípios do que faz com que as pessoas se importem o suficiente com uma ideia para transmiti-la permanecerão os mesmos.

É importante lembrar que os conceitos que discutimos aqui são feitos para trabalhar juntos para apoiar uns aos outros:

Lembre-se, vídeos emocionais também precisam de informações úteis – e ideias socialmente valiosas precisam de ótimas histórias para trazê-los à vida!

Na dúvida, use os conceitos que discutimos hoje para levar seu conteúdo em vídeo para o próximo nível e fazer com que mais pessoas falem sobre sua marca.

É isso por hoje, amigos. 

Para o seu sucesso!

Biografia do Autor

Shane Barker - Consultor de Marketing Digital

Shane Barker é um consultor de marketing digital especializado em marketing de influência, marketing de conteúdo e SEO. Ele também é cofundador e CEO da Content Solutions, uma agência de marketing digital. Ele consultou empresas da Fortune 500, influenciadores com produtos digitais e várias celebridades.

Crie 10 vezes mais vídeos com BIGVU
Comece gratuitamente hoje!
*Sem cartão de crédito
Comece agora!